Notícias

A privacidade de suas pesquisas na Internet

Por Rodolfo Avelino.

Com a proposta de ser uma opção mais segura e de melhor qualidade ao gigante motor de buscas da Google, o DuckDuckGo ganha “terreno virtual” a partir do momento que se propõe a ser uma ferramenta de pesquisa com foco na privacidade do usuário. Fundada pelo americano Gabriel Weinberg em 2013, este motor de busca serviu mais de 1 bilhão de pesquisas, ganhando força, principalmente, após as revelações de Edward Snowden.

Até os arquivos de Edward Snowden serem divulgados demonstrando em detalhes a extensão da vigilância do estado estadunidense, o motor de pesquisas recebeu cerca de 1,5 milhões de consultas por dia. Mas nas semanas e meses seguintes da publicação dos arquivos da NSA  pelo jornal The Guardian, o número de usuários mais que dobrou.  A gigante Google, atualmente, executa mais de 1 trilhão pesquisas por ano em 146 línguas.

A adesão pelo DuckDuckGo para os usuários é uma espécie de uma ação política contra a gigante de Mountain View, que vem demonstrando cada vez mais o  interesse nas informações pessoais dos usuários, sobretudo com deleites a quebra de privacidade. Em novembro de 2013, mais de 4 milhões de pessoas estavam usando o site todos os dias, e até o momento essa média tem sido mantida.  O DuckDuckGo não armazena informações relativas aos dados pessoais, histórico de navegação, endereços de IP nem o histórico de buscas dos usuários, mantendo os usuários protegidos de ações vigilantes. Além disso implementa buscas com criptografia, mantendo um padrão ainda mais seguro.

Somente em setembro de 2013 o Google começou a criptografar todas as buscas por padrão e esta ação só ocorreu após as revelações do programa de espionagem americano PRISM. Entretanto, qualquer usuário registrado em algum produto do Google (Youtube, Gmail, Drive, Google+ e Android) continuam tendo os seus dados de pesquisa salvos pela empresa e, portanto, potencialmente inseguros.

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

12 − 2 =