Notícias

Segurança e Privacidade: o Software Livre na luta contra a Espionagem

O Fórum Internacional de Software Livre – FISL, em sua 15a edição, teve como tema deste ano “o software livre contra a espionagem“. Embuídos do desafio de fazer um evento que costuma reunir mais de 6 mil participantes todos os anos, a organização do FISL em parceria com a Actantes e outros colaboradores incluiram a trilha Cryptoparty no evento.

O objetivo desta trilha foi reunir alguns nomes de destaque da cena sobre privacidade e segurança digital, além de proporcionar diversos assuntos emergentes para o público brasileiro. Nomes como o de Jérémie Zimmermann (La Quadranture du Net), Seth Schoen (Eletronic Frontier Foudation) e Daniel Kahn Gillmor (American Civil Liberties Union) estiveram presentes e ampliaram as discussões a nível mundial.

Outro ponto alto do evento foram as discussões sobre o novo cenário digital brasileiro a partir da aprovação do Marco Civil da Internet. Duas mesas de debate concentraram apresentações sobre o tema. Numa delas, o professor Sérgio Amadeu destacou a importância da regulamentação da lei sob ampla participação da sociedade civil, num processo de consulta pública tal qual a lei foi concebida.

Segundo balanço da organização do FISL foram 388 palestras que totalizaram 508 horas. O coordenador geral do FISL15, Ricardo Fritsch destacou a grande participação de público e a alta qualidade das palestras e paineis apresentados.

O FISL encerrou suas atividades no dia 10 de Maio, mas certamente deixará um legado muito importante de novos conhecimentos compartilhados.

Os vídeos e fotos do evento podem ser acessados aqui:

– Vídeos (//hemingway.softwarelivre.org/fisl15/)
– Fotos (//www.flickr.com/photos/fislquinze)

Ou você pode também acompanhar a seleção ampliada que faremos aqui durante a semana. A primeiro vídeo em destaque é da abertura da Criptoparty #Fisl15:

logo_noticia_fisl.jpg
Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

dezoito + 12 =